11 de agosto de 1767, nasce em Saint-Georges-de-Noisné, França, Henriqueta Aymer de la Chevalerie.
1º de março de 1768, nasce em Coussay-les-Bois, Pedro Coudrin. Sua família era de agricultores, e profundamente religiosa. Em 1781 inicia seus estudos em Chatellerault e em 1785 na Universidade de Poitiers.
Pedro Coudrin é ordenado sacerdote no dia 4 de março, na biblioteca do colégio dos Irlandês em Paris.
22 de outubro de 1793, Henriqueta e sua mãe foram presas pelos revolucionários por acolher sacerdotes refratários. Ali estiveram onze meses temendo ser guilhotinada. Este longo período de retiro forçado foi a oportunidade que Henriqueta viveu uma profunda conversão.
Na noite de Natal, os fundadores professam os votos religiosos, fundando oficialmente a Congregação dos Sagrados Corações.
Congregação mudou a Casa Geral de Poitiers para Paris, na rua de Picpus. Esta tornou-se a Casa Mãe. Em muitos lugares nossos padres são conhecidos como os "Padres de Picpus". No ano seguinte chega a imagem de Nossa Senhora da Paz.
10 de enero de 1817, el Papa Pío VII emitió el decreto de aprobación de las Constituciones de la nueva Congregación. El 17 de noviembre del mismo año 1817, a petición del Buen Padre, Pío VII concedió la Bula “Sub Plumbo” titulada “Pastor Aeternus”, con la que confirmaba la aprobación pontificia de nuestro Instituto religioso.
Após um longo período de enfermidade, no dia 23 de novembro morre a Madre Henriqueta Aymer de la Chevalerie, ss.cc.
O Padre José Maria Coudrin, ss.cc. teve sua páscoa pessoal e definitiva se deu no dia 27 de março de 1837, na cada de Picpus. Deixou para a Igreja um legado de coragem e firmeza de caráter, ternura e compaixão pela causa do Reino de Deus.
Mais de 100 irmãos e irmãs foram presos. Morrem fuzilados os 4 Conselheiros Gerais (os padres Ladislas Radigue, Polycarpe Tuffier, Frézal Tardieu e Marcellin Rouchouze) conhecido como os Mártires da Comuna.
No dia 15 de abril de 1889, aos 49 anos, morreu leproso, satisfeito com a consolidação de sua obra com reforços de última hora de religiosos e religiosas. "Não sou mais necessário", disse ele, como mais um leproso, morrendo cheio de conforto que havia trabalhado em solidão quase absoluta.
Padre Eustáquio van Lieshout nasceu em Aarle Rixtel na Holanda, no dia 3 de novembro de 1890. Com o nome de batismo: Hubertus van Lieshout, nasceu em uma família numerosa e muito religiosa.
A Congregação dos Sagrados Corações chega ao Brasil em 1925, quando a província da Holanda enviou os três primeiros missionários, os padres Gil, Mathias e Eustáquio. .
Padre José Palomero, provincial da Espanha, enviou ao Brasil na primeira expedição cinco padres espanhóis: Padre Recaredo Ventosa, Padre Nicolás Guardia, Padre Miguel de Leão, Padre Raimundo Fuente e Padre Teodosio Castilla. Eles chegaram ao porto do Rio de Janeiro em 1932.
No dia 30 de agosto, morre em Belo Horizonte o Pe. Eustáquio van Lieshout, ss.cc.
No dia 15 de junho de 2006, foi realizada a solene Beatificação no Mineirão. O reconhecimento público de uma vida heroica nas virtudes e no serviço. O Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte-MG, acolheu, na festa de “Corpus Christi”, a multidão de fiéis vindos das paróquias de Belo Horizonte e de outras cidades. Eram mais de 80 mil pessoas participando da 12ª Torcida de Deus.
São Damião de Molokai foi beatificado por são João Paulo II em 1995 e canonizado por Bento XVI em 2009.
Eles foram beatificados em 13 de outubro de 2013 , em Tarragona (Espanha), junto com mais de 500 mártires do mesmo período. Este é o testemunho de nossos irmãos mártires. Que este testemunho ajude a Congregação dos Sagrados Corações a viver com grande fidelidade a sua vocação e continue a dar testemunho do amor do coração traspassado de Cristo.