As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

Província entrega à Arquidiocese de São Paulo cuidado pastoral da Paróquia Santo Emídio.

Celebrou-se, no último domingo, dia 18 de fevereiro de 2024, às 10 horas, a passagem do cuidado pastoral da Paróquia Santo Emídio de Vila Prudente, SP, desde a fundação, em 1939, sob responsabilidade da Congregação dos Sagrados Corações, à Arquidiocese de São Paulo.

Notícias da Província

22.02.2024 - 15:18:00 | 3 minutos de leitura

Província entrega à Arquidiocese de São Paulo  cuidado pastoral da Paróquia Santo Emídio.

No último Domingo, dia 18 de fevereiro de 2024, a Congregação dos Sagrados Corações encerrou seu serviço pastoral na Paróquia Santo Emídio, Vila Prudente, São Paulo-SP, a qual acompanhou desde a sua fundação em 1939. Portanto, foram 84 anos de serviço prestado ao povo de Deus. Além da importância religiosa para a Vila Prudente, com a construção da Igreja paroquial, os obstinados Religiosos da Congregação tiveram enorme participação no desenvolvimento do bairro. criaram o Círculo dos Operário Cristãos, atual Círculo de Trabalhadores, o Colégio João XXIII, Creche A.C. Digílio entre outros trabalhos sociais que impactaram todo o bairro da Vila Prudente. 

A Igreja Paroquial estava repleta com a presença de fiéis que vieram para render graças ao bom Deus pela dedicação da Congregação à Paróquia Santo Emídio. Antes do início da celebração eucarística, houve momento celebrativo, onde as autoridades civis puderam homenagear a Congregação pelos serviços prestados ao Bairro, o presidente do círculo operário Newton Zadra, dirigiu algumas palavras de agradecimento aos religiosos pelo excelente trabalho social. 

 A eucaristia foi presidida pelo Pe. Edmar Aparecido de Oliveira, ss.cc., acompanhando pelos irmão da Congregação, Pe. Osvânio Humberto Mariano, ss.cc. – Superior Provincial – Pe. Ricardo Gomes da Silva, ss.cc. e Pe. Edvaldo Carneiro, ss.cc., além dos nossos postulantes e religiosas ligadas da comunidade paroquial. 
Após a celebração a comunidade paroquial emocionada se despede do Pe. Edmar Aparecido, que irá assumir a reitoria do Santuário da Saúde e da Paz. A despedido foi realizada no salão paroquial onde foi servido o almoço a toda comunidade. 

Sobre Paróquia Santo Emídio
A vila Prudente, um bairro operário da Capital paulista, se desenvolveu rapidamente na primeira metade do século XX, a população carecendo de atendimento espiritual, fez que em 1939, a Arquidiocese de São Paulo, criasse uma paróquia no bairro, sob o título de Santo Emídio. 

A Congregação dos Sagrados Corações (SS.CC.) foi escolhida para a missão, enviando quatro religiosos sacerdotes e o Pe. Damião Kleverkamp, ss.cc. que recebeu posse como primeiro pároco no dia 31 de dezembro de 1939. Ele ficou na Vila Prudente até 1946, quando por motivo de doença foi transferido ao Rio de Janeiro e faleceu em abril de 1947.
Como a capela na Praça Veiga Cabral era muito pequena, Padre Damião se preocupou em erguer uma nova capela. Também conhecedor dos problemas dos operários, que eram maioria no bairro, resolveu fundar em 1940 o Círculo Operário de Vila Prudente (hoje Círculo de Trabalhadores Cristãos).

Em 1941 teve início a obra da nova matriz na Praça Jequitay, hoje chamada Praça Padre Damião. Em agosto de 1942 foi inaugurado o salão paroquial. No Natal de 1947 foi celebrada a primeira missa na matriz, que foi de fato inaugurada em 4 de Abril de 1948 pelo segundo pároco, Pe. Lourenço Barendse, ss.cc.

Na sequência vieram outros sete párocos holandeses: Clemente Baltus, ss.cc. Domingos Vermeulen, ss.cc. Venâncio Hulselmans, ss.cc. Paulino van Rijt, ss.cc. Pacômio Maas, ss.cc. Mauro Pastoors, ss.cc. e Mário Smolders, ss.cc.

Após 60 anos, tivemos o primeiro pároco brasileiro, o gaúcho Pe. Sérgio Stein, ss.cc. que permaneceu conosco de 2008 a 2013. E desde então tivemos uma sequência de párocos mineiros: Pe. Walterson José Vargas, Pe. Élcio Rubens da Mota Félix, Pe. Luiz Antonio da Silva, Pe.  João Henrique Mattos e o último Pároco da Congregação Pe. Edmar Aparecido de Oliveira, ss.cc. Além dos párocos diversos irmãos da Congregação atuaram na Paróquia Santo Emídio transmitindo o carisma Congregacional. 

Mais em Notícias da Província