As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

Morre Pe. Alberto Pereda Martínez de Osaba, ss.cc - Missionário no Paraguai

Faleceu no dia 18 de março o Pe. Alberto Pereda Martínez de Osaba, ss.cc, missionário espanhol que dedicou sua vida a missão SS.CC. exercendo seu apostolado na Espanha, Congo e Paraguai. Que descanse em paz.

Notícias da Província

21.03.2023 - 16:24:00 | 3 minutos de leitura

Morre Pe. Alberto Pereda Martínez de Osaba, ss.cc - Missionário no Paraguai

No dia 18 de março, nosso irmão Pe. Alberto Pereda Martínez de Osaba, ss.cc. faleceu no Hospital Guadarrama (Madri), onde estava internado desde a semana passada Ele estava doente há cinco meses, devido a um tumor cerebral que o limitava cada vez mais.

 

Padre Alberto nasceu em Miranda de Ebro (Burgos) em 7 de junho de 1942 e foi batizado na Paróquia de San Nicolás. Seus pais se chamavam Alberto e Eustáquia e ele tinha duas irmãs e um irmão, todos os três mais velhos que ele.

 

Ingressou na Escola Apostólica dos Sagrados Corações de Miranda de Ebro e depois fez o noviciado em San Miguel del Monte (Burgos), onde professou como religioso dos Sagrados Corações em 8 de setembro de 1960. Fez os Estudos eclesiásticos no Escolasticado dos Sagrados Corações, estudou filosofia em San Miguel del Monte e teologia em El Escorial (Madri), onde emitiu a profissão perpétua em 8 de setembro de 1963 e foi ordenado diácono em 13 de dezembro de 1965. Foi ordenado sacerdote em Madri em 26 de março de 1966.

 

Poucos meses depois de ordenado, foi enviado a Kinshasa (República Democrática do Congo), junto com Joaquín Salinas, para fundar a missão da Congregação na capital do país, recém-independente. Seu primeiro destino em Kinshasa foi a Paróquia da Sagrada Família. Em 1970 foi nomeado superior da comunidade e responsável pela missão. Em outubro de 1974 mudou-se para a Paróquia de São Teófilo, onde também foi superior de comunidade e pároco.

 

Em 1995 foi como missionário para o Paraguai e foi destinado à Paróquia de Santa Catarina, na cidade de Fernando de la Mora, perto da capital do país, onde permaneceria por 23 anos. Muitos desses anos, prestou também os serviços de pároco e superior da comunidade ali existente. Quando a Região do Paraguai passou da Província da Espanha para a do Brasil, Alberto juntou-se a esta última.

 

Em 2018 regressou definitivamente a Espanha e ingressou na Província Ibérica. Foi destinado à Paróquia de San Marcos, em Sevilha, onde também foi pároco e superior da comunidade. Lá ele foi surpreendido pela doença no outono passado e, quando começou a precisar de cuidados especiais, foi designado para a comunidade de El Escorial, onde permaneceu nos últimos três meses de sua vida. Ele, que se caracterizou por cuidar dos outros, também pôde receber o cuidado de muitos no último semestre, primeiro em Sevilha e depois em El Escorial.

 

Padre Alberto foi religioso e sacerdote dedicado aos irmãos e à missão em Kinshasa, Espanha e Paraguai. O caminho quaresmal terminou para ele neste domingo de Laetare. Que ele agora viva plenamente a alegria do evangelho, que ele testemunhou diante de muitos ao longo de sua vida.

 

Nos unimos como irmãos no sentimento, na oração e na esperança, lembrando especialmente as comunidades de El Escorial e São Marcos, a REGIÃO DO PARAGUAI, a família Do Pe. Alberto e todos os seus amigos e entes queridos. Descanse em paz e no amor dos Sagrados Corações.



Fonte www.sscc.es - Província Ibérica
Mais em Notícias da Província