As configurações de cookies neste site são definidas para que possamos dar-lhe a melhor experiência enquanto estiver aqui. Se desejar, você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
Aceitar e fechar
 
 

ESPIRITUALIDADE SAGRADOS CORAÇÕES

Artigos

23.01.2023 - 19:10:00 | 3 minutos de leitura

ESPIRITUALIDADE SAGRADOS CORAÇÕES

A Espiritualidade Sagrados Corações, é o que o Espírito concedeu aos Sagrados Corações ser e viver. É o jeito de ser, um modo de viver. A Espiritualidade. SS.CC. se expressa: na Centralidade da Eucaristia; na Adoração Reparadora; no Espírito de Família; Zelo Apostólico; uma única Congregação de irmãos e irmãs, e internacional.

A Centralidade da Eucaristia em nossa vida na comunidade, como celebração e ação de graças, nos evoca a doação total e amorosa de Jesus a seu povo e nos dá forças para segui-lo e para nos entregarmos totalmente em nossa missão. E assim, prolongamos esta centralidade pela Adoração reparadora, tornando-se atitude permanente e específica de oração. A adoração reparadora como prolongamento da Eucaristia, nos dá um significado mais profundo ao sofrimento em nossa existência e nos faz pensar que o pecado do mundo fere a Cristo, particularmente nos pobres e marginalizados, aos que estamos especialmente dedicados.

Outro aspecto de nossa espiritualidade é o Espírito de família, de comunidade que extrai da Eucaristia, sacramento de unidade, seus traços distintivos: de simplicidade, fraternidade, hospitalidade e solidariedade. Gerando em nós, Sagrados Corações o Zelo para proclamar a boa notícia do amor de Deus, especialmente aos pobres. Quando “nos revestimos da mente e do coração” de Jesus, o servidor, "o amor de Cristo nos impulsiona". Desse amor flui nossa preocupação cordial pelas pessoas, em especial pelos mais frágeis e oprimidos. Este espírito parece extraordinariamente apropriado hoje em dia como respostas a um mundo que se volta cada vez mais despersonalizado e desumanizado. Esse zelo que brota do amor que Jesus tem a nós, nos liberta para responder às necessidades da igreja e do mundo. Como no caso de nossos mesmos fundadores, essas necessidades pedem de nossa parte a disponibilize, mobilidade e flexibilidade, um espírito missionário sem limites. Este espírito nos orienta especialmente ao serviço dos mais pobres da terra. 

Nossa espiritualidade é desde seus primeiros passos uma única Congregação de irmãos e irmãs, tal como fomos fundados. É uma realidade significativa e permanente, enraizada na fundação mesma da Congregação e não de caráter puramente funcional, senão que é uma forma baseada no carisma ou identidade de nossa Congregação. Os homens e mulheres que se incorporam à Congregação desde o começo, estiveram dedicados à mesma missão apostólica. Olharam sua unidade e sua colaboração como uma parte importante em si mesma dessa missão em resposta à sociedade e às necessidades da Igreja como foram percebidas. Em nossos dias, essa unidade e colaboração podem ser um testemunho verdadeiro, na medida em que avançamos ais e mais na igualdade e complementariedade dos sexos na Congregação, na Igreja e no mundo. E como estamos no mundo, em nossa espiritualidade está presente também a Internacionalidade não só é um fato, senão é um valor e um desafio. Nosso carisma não se esgota numa só encarnação e cada enculturação do mesmo contribui para revelar explicitamente sua riqueza original. A internacionalidade nos chama a ampliar nossa solidariedade, tanto na linha do dar como no de receber. 

Cabe a nós viver e concretizar o que Espírito Santo nos deu como herança. E torná-lo conhecido e experimentável aos homens e as mulheres de nosso tempo e de nossa época. Aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria. Toda honra e toda glória. Agora e para sempre, amém.

Pe. Élcio Rubens Mota Felix, ss.cc.

Mais em Artigos