Henriqueta Aymer de la Chevalerie nasceu no dia 8 de novembro de 1767, em St. Georges de Noisne, França. Nasce em uma família aristocrática. Henriqueta recebeu uma educação nos valores religiosos da tradição francesa.
Após a morte do rei Luiz XVI, na guilhotina, o terror se impõe em toda a França. Por ter escondido em sua casa sacerdotes perseguidos pela Revolução Francesa, a jovem Henriqueta e sua mãe, foram presas, apesar de serem de família nobre. E por tal delito ficaram vários meses na prisão.
Depois da saída da prisão a vida da jovem , antes “mundana” mudou totalmente. E acabou sintonizando-se com os mesmo ideias do Pe. Coudrin, seu confessor. Eles mantiveram longas conversas, intercâmbios de intuições e ideais. Chegaram à conclusão de que era hora de fundar uma Congregação. A Congregação dos Sagrados Corações foi fundada oficialmente na noite de Natal de 1800. Eram ambos muito jovens (ela com 30 anos e ele com 29), mas sabiam o que queriam e o que Deus esperava deles.
Em 1805, a Congregação mudou-se de Poitiers para Paria, na rua de Picpus. Esta tornou-se a Casa Mãe. A imagem de Nossa Senhora da Paz, venerada na Congregação foi aó acolhida a 6 de maio de 1806.
A Madre Henriqueta sempre se mostrou gentil e bondosa para com as irmãs e passou a ser chamada de “Boa Mãe”. Ela fundou mais de 20 comunidades em várias partes da França.
Em 4 de outubro de 1829, sofreu um derrame e ficou paralisada do lado direito, vindo a falecer no dia 23 de novembro de 1834.